Área do Paciente

 
Informações gerais a pacientes, familiares ou acompanhantes são fornecidas nos guichês de atendimento e pelos telefones (51) 3289-7999 e 3289-7602.

Já informações médicas não são dadas por telefone. Para obtê-las, os interessados devem se dirigir diretamente à unidade de internação onde o paciente está sendo atendido. A medida visa preservar a privacidade do paciente de forma a garantir o cumprimento da legislação vigente.

Atendimento Médico

O Hospital de Pronto Socorro presta assistência de urgência e emergência a todos os que procuram os seus serviços. Funciona 24 horas e realiza mais de 900 atendimentos diários, em todas as especialidades médicas e odontológicas, além de diversas especialidades ambulatoriais, oferecendo cuidado integral a pacientes politraumatizados. Essa estrutura faz do HPS o principal serviço de emergência do Rio Grande do Sul. O hospital é referência em emergências clínicas e no trato de traumas.

O atendimento oferecido pelo Hospital Pronto Socorro integra a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Trabalham na assistência aos pacientes 1.472 servidores, que se encarregam da prestação de serviços a 139 leitos, dos quais 38 pertencem à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A assistência médica conta com profissionais de 17 especialidades e inclui o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Além de médicos, a equipe do HPS reúne enfermeiros, dentistas, psicólogos, nutricionistas, bioquímicos, assistentes sociais, administrativos, auxiliares e técnicos de enfermagem e auxiliares de manutenção. 

Como ser atendido

Ao chegar ao Hospital Pronto Socorro, o paciente é acolhido por uma equipe de enfermagem, que avalia o caso, orienta sobre a atenção que será necessária e indica o local adequado para o atendimento.

Na portaria, devem ser informados o nome do paciente, endereço, filiação, referências pessoais, telefone e dados referentes ao cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Objetos pessoais do paciente (como documentos, celulares, joias e relógios) devem ser entregues aos familiares ou aos cuidados da Portaria, que se responsabilizará pela guarda dos pertences até que a pessoa atendida seja liberada do hospital.

Quem chega sozinho em busca de atendimento e precisa de apoio para fazer o encaminhamento pode pedir a ajuda do Serviço Social do HPS.

Vítimas de acidentes de trânsito são orientadas no setor de Seguro DPVAT sobre os seus direitos.

Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Todos os direitos reservados © 2020 Desenvolvido por GT4